Dicas para decorar a sala de jantar

MesaA decoração da sala de jantar é sempre permeada de encanto porque é um dos locais mais especiais de uma casa. É um espaço destinado ao convívio onde se recebe amigos e familiares, onde se faz um jantar romântico, onde a família se reúne no final do dia. Que tal tornar esse ambiente o preferido da casa? Confira algumas dicas para decorar a sala de jantar!

Antes de tudo: pense que a decoração desse ambiente deve ser de acordo com a necessidade: recebe muitas visitas? Tem uma família numerosa e com muitas crianças? Tem que dividir a sala de jantar com a sala de estar? Quer uma sala de jantar multifuncional? Definidas as necessidades e prioridades, basta colocar a “mão na massa”!

É mais fácil decorar uma sala de jantar que tenha a sua própria divisão do que uma que partilha espaço com uma sala de estar ou cozinha. Nesse caso, dois grandes tapetes para diferenciar um ambiente do outro é uma opção prática, mas existem outras soluções igualmente criativas e funcionais: portas de correr, cortinas, biombo ou outra peça de grandes dimensões que traçam uma divisória. Planejar e delimitar o espaço é o passo importante quando se trata de decorar uma sala de jantar.

A mesa

A escolha da mesa deve ser muito bem pensada, pois sua dimensão deve ser escolhida tendo em conta o espaço disponível. Verifique se as pessoas terão espaço suficiente para as pernas, para se levantarem e circularem. Uma solução prática são as mesas de jantar extensíveis, que crescem conforme a necessidade. Mas existem muitas outras soluções: uma mesa redonda, por exemplo, é perfeita para conversar e jogar cartas; uma pequena mesa quadrada é a melhor solução para um espaço apertado; e as mesas retangulares e compridas, que favorecem as salas de mesmo formato.

Mesa de Jantar MR 918

Mesa de Jantar MR 918

Base em inox polido com tampo de vidro e cadeiras em fibra natural com pés giratórios.

 

Cadeiras

A escolha das cadeiras pode contar com muita criatividade. Desde um conjunto de cadeiras iguais a cadeiras diferentes; pequenos sofás ou mesmo cadeiras de um lado e um sofá do outro. A escolha dos tecidos também deve ser pensada conforme o estilo de vida: se existem ou não crianças, por exemplo. Nesse caso, pode-se sempre optar por capas laváveis. Camurça e couro, por outro lado, exigem mais cuidados. Há ainda quem prefira os bancos de madeira compridos forrados a tecido ou ao natural.

 Cadeira Zurik

Cadeira Zurik

Assento e encosto estofados e pés de madeira.

 Móveis de apoio

Os móveis de apoio incrementam a decoração e são muito úteis com a organização. Numa sala de jantar costuma haver dois principais: um aparador e uma cristaleira. O primeiro é útil para organizar pratos e travessas, enquanto o segundo deve ser reservado aos copos e outras peças de vidro e cristal, até porque são elementos frágeis.

              Aparador Alasca e Cristaleiras Linha Ouro

Aparador Alasca e cristaleiras Linha Ouro

Iluminação

Comece por escolher a iluminação de teto, necessária para toda a sala. Os apliques de parede podem ser uma alternativa ou a solução perfeita para destacar peças de arte que tenha na sala. Mas a verdade é: nada substitui o famoso lustre, que confere um charme indiscutível. Lembre-se também que luz de velas é sempre elegante e nada como castiçais bonitos para compor o ambiente.

Gostou das dicas de decoração para a sua sala de jantar? Tem alguma dúvida? Compartilhe com a gente!

Bookmark and Share

Post to Twitter Tweet This Post

No related posts.

Posts relacionados trazidos a você pelo Yet Another Related Posts Plugin.

Tagged: , , , , , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Asynchronous Google Analytics for WordPress plugin powered by WordPress Expert at minilibra.com.